Desenvolvimento de Projeto Arquitetônico

Primeiro começa-se com a explicação para o cliente as seguintes perguntas: como é o trabalho do arquiteto? Como vocês fazem meu projeto?

Logo após, adentramos nas etapas do desenvolvimento do projeto proposto pela empresa, que são:

  1. Definição do programa de necessidades do projeto

Nesta etapa normalmente o cliente informa o que ele precisa e quais os objetivos do projeto.

  1. Levantamento/Visita ao local

Nesta etapa, é feito o levantamento de dados para início dos estudos do projeto: Levantamento topográfico e planialtimétrico do terreno, quando necessário.

  1. Estudo Preliminar

Nesta fase são desenvolvidos os estudos iniciais. Analisa-se a orientação solar, a oportunidade que o local oferece, como vistas privilegiadas, incidência de correntes de vento, etc. São geradas as primeiras plantas, mais simples ou mais complexas, dependendo do projeto.

  1. Anteprojeto

Desenvolvimento mais detalhado do arquitetônico, assim como o desenvolvimento de plantas secundárias. Como o projeto elétrico, o hidrossanitário e o estrutural.

  1. Projeto Legal

As plantas são formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado e a obra executada.

  1. Projeto Executivo

É   feito o desenho e pranchas detalhadas do projeto que serão enviadas para o canteiro de obras e ficarão sob responsabilidade do mestre de obras e do responsável técnico pela execução. Serão usadas para a execução do projeto e não devem jamais ser retiradas do canteiro de obras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *