ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Visando a prevenção, a Sustentare vem atuando no mercado com o modelo de contrato de prestação de serviços mais utilizados hoje, que é o CONTRATO DE ASSESSORIA PERMANENTE e/ou TEMPORÁRIA focada no assunto de interesse do cliente, assumindo a responsabilidade de realização das atividades acordadas.

É com base nesta tradição e experiência de seus profissionais, que a Sustentare está oferecendo os de assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho exigidas pelas NR’s, (Normas Regulamentadoras) possibilitando o pleno cumprimento das determinações legais, sem dificuldades nem transtornos.

Assessoramos sua empresa em qualquer aspecto relacionado as normas regulamentadoras brasileiras.

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Análise Ergonômica Técnica (AET) é uma ferramenta metodológica que permite observar os funcionários em suas atividades laborais e avaliar diversas situações como: postura,mobiliários, equipamentos e ferramentas, ambiente de trabalho, organização do trabalho e verificar a adequação destes itens com as características do funcionário, sempre buscando maior conforto e segurança na realização das tarefas.

Assim, com o estudo e a implementação da análise e da intervenção ergonômica dentro da empresa, o que se promove é um espaço de trabalho mais seguro, em que menos trabalhadores necessitam afastamento em virtude de problemas de postura, minimizando perdas de qualidade e de andamento da produção, e em que o ambiente de trabalho pode ser mais saudável, havendo uma boa perspectiva de que, neste novo cenário, os problemas hoje enfrentados e pelos quais o ordenamento jurídico brasileiro responsabiliza o empregador podem ser significativamente reduzidos.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importando o grau de risco ou a quantidade de empregados. Por exemplo uma padaria, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com sua característica e complexidade diferentes.

Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo a sua redação inicial dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

O PPRA norteia a rotina do Serviço de Segurança do Trabalho de sua empresa; estabelece metas e prioridades de ações preventivas, organizadas de acordo com os riscos levantados no LTCAT ( laudo técnico de condições Ambientais); estipula as datas (prazos) para as ações supracitadas; e relata outras condições da empresa em relação ao ambiente de trabalho oferecido aos trabalhadores – sanitários, locais para descanso e refeições, etc.

ELABORAÇÃO DE PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

O PPP é um documento indispensável para a solicitação de aposentadoria, caso a empresa em que você trabalhava tenha fechado, ou tenha extraviado seu PPP, a Sustentare realiza o assessoramento e emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário.

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho

O LTCAT visa atender à NR 15, instrução normativa do INSS e as Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria n. 3214, de 08 de junho de 1978. Esta Portaria estabelece a obrigatoriedade de elaboração e interpretação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho.

Este programa analisa os limites de tolerância, para os fins da NR 15, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição do agente que causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral. Também define o enquadramento no anexo IV do Regulamento dos Benefícios de Previdência Social Decreto 3.048, referente à aposentadoria especial.

O LTCAT visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, que podem ser mensurados e localizados, definindo ações que elimine, minimize ou controle a exposição a agentes nocivos aos limites de tolerância, respeitando o estabelecido na legislação trabalhista.

A obrigação das empresas é manter os registros ambientais atualizados para evitar multas do Ministério do Trabalho e INSS, desenvolver o PCMSO (Programa Médico de saúde ocupacional) e principalmente continuar a desfrutar do desconto de 6% das atividades insalubres conforme GFIP (Decreto 3048 do INSS) e emissão dos PPP – Perfil Profissiográfico previdenciário.

Elaboramos o laudo técnico contendo avaliações qualitativas e quantitativas dos Agentes Ambientais (Químicos, Físicos e Biológicos) aos quais os trabalhadores de sua empresa têm contato. Em concomitância, propomos medidas de eliminação, neutralização ou minimização desses agentes.

O LTCAT servirá de instrumento para a elaboração do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

LAUDOS

Elaboramos laudos:

  • de INSALUBRIDADE – Realizamos uma análise técnica em sua empresa para avaliar se os empregados têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a Agentes Ambientais (Químicos, Físicos e Biológicos). Para tal, levamos em consideração os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas por empresa.
  • de PERICULOSIDADE – Elaboramos o laudo técnico de acordo com a NR-16, norma que regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações preventivas correspondentes. Para a confecção do laudo, realizamos uma avaliação técnica das atividades dos funcionários e a exposição dos mesmos a produtos perigosos, para assim poder assegurar – ou não – o pagamento de adicional de periculosidade.
  • de RUÍDO EXTERNO ( conforto á comunidade) – Para evitar que sua empresa tenha problemas judiciais, realizamos a análise dos ruídos emitidos, objetivando um convívio pacífico com a comunidade vizinha.
  • ERGONÔMICOS – Com o intuito de prever, e assim poder prevenir, os riscos inerentes à atividade realizada em sua empresa, fazemos uma análise prévia de todo o processo de produção, passo a passo evidenciando os pontos ergonomicamente críticos e sinalizando as melhorias a serem implementadas
  • ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – Se sua empresa esta investindo em segurança de máquinas e equipamentos, certifique-se que todas as adequações necessárias a NR12 foram cumpridas evitando passivos, autos de infração e/ou interdições.

CURSOS E TREINAMENTOS

A Sustentare oferece uma diversidade de CURSOS E TREINAMENTOS focados em atender as normas de Saúde e Segurança do Trabalho e a necessidade da sua empresa, visando a prevenção de acidentes.

Para satisfazer essa demanda são disponibilizadas as seguintes soluções:

NR 5 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO ACIDENTES
NR 6 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
NR 11 – TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
NR 12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NR 13 – CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
NR 17 – ERGONOMIA
NR 18 – CONSTRUÇÃO CIVIL
NR 20 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
NR 23 – PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
NR 33 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO
NR 35 – TRABALHO EM ALTURA
RT 14
PALESTRAS SIPAT
PRIMEIROS SOCORROS